quarta-feira, 2 de março de 2011

Histórico da escola

A EEF Manoel Gonçalves dos Santos sediada em Saboeiro, á rua José Rodrigues de Melo, nº 109, no bairro Senhora Santana, email eefmgs@bol.com.br. O referido Estabelecimento de Ensino pertence à rede municipal, é mantida pela Prefeitura Municipal de Saboeiro e está subordinada técnica e administrativamente à Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Básica do Estado do Ceará.
A EEF Manoel Gonçalves dos Santos, criada pelo decreto 01/83 a 05 de março de 1983, e inscrita no CNPJ sob o nº 01914828/0001-18, tendo como código do INEP nº 23108703.
Este Estabelecimento de Ensino atende aos dispostos da Constituição Federal e Estadual, Lei Orgânica do Município e na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Fundada em 1976, na gestão do prefeito municipal Filuvio Nocrato Soares, tendo sido emitido a aprovação de que o prédio se encontrava em perfeitas condições em 17 de junho de 1980.
A escola municipal, como ainda é conhecida até hoje, recebeu o nome Manoel Gonçalves dos Santos em homenagem ao pai do líder político da época José Gonçalves dos Santos. A doação do terreno se deu por parte da prefeitura, uma vez que o terreno fazia parte do patrimônio público municipal.
A escola dispõe de: 15 salas de aula, 03 banheiros, Diretoria conjugada com a secretaria, 01 sala de Apoio à Aprendizagem, 01 cantina, 01 sala para professores, 01 sala para Laboratório de Informática, 01 sala para almoxarifado, 01 sala para depósito da merenda, 01 amplo auditório
ANEXO: 06 salas de aula, 03 banheiros, 01 sala para coordenadores, 01 sala para professores, 01 cantina, 01 depósito de merenda, 01 depósito (almoxarifado)
A EEF Manoel Gonçalves dos Santos, oferece o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos e EJA – Educação de Jovens e Adultos, (1º e 2º segmento) para sujeitos que possuem diferentes experiências de vida e que em alguns momentos afastaram-se da escola por fatores sociais, econômicos e/ou culturais e principalmente pela evasão escolar nas séries iniciais do ensino regular. Sendo que do 6º ao 9º ano funciona na Escola Olavo Oliveira (ANEXO), totalizando 1280 alunos.
A carga horária do ano letivo é de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias letivos. A duração de hora aula é de 50 minutos para o turno matutino e vespertino e de 45 minutos para o turno noturno:
MATUTINO: 7:00 ÀS 10:50
VESPERTINO: 13:00 às 16:50
NOTURNO: 17:30 às 20:45
O município de Saboeiro foi criado em 03 de fevereiro de 1883. Segundo dados do Censo Demográfico de 2007, realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico - o município possui 16.282 habitantes, está localizado na região dos Inhamuns, Cariri Oeste, ocupa uma área de 1.358 km2, a 448 km da capital.
Limita-se ao norte com Acopiara e Catarina; ao sul com Antonina do Norte; ao oeste em Aiuaba; ao leste com Jucás.
Apresenta clima de sertão com temperatura média de 30 graus centígrados, com clima semiárido, quente e seco.
A cultura saboeirense destaca-se nas seguintes manifestações: São Gonçalo, maneiro-pau, reisado, quadrilhas juninas, caretas, renovação, pau de fita, quermesse em comemoração a Padroeira Nossa Senhora da Purificação, campeonato municipal de futebol, carnaval, contação de histórias.
A partir de 1988, realiza-se anualmente a Semana Cultural criada pelo 1º Centro Cívico da Escola Municipal, visando reunir toda a comunidade para jogos esportivos e apresentações artísticas e manifestação da cultura popular que é cultivada pelas escolas como forma de valorização da cultura da nossa gente.
O município agrega religiões e culturas diferentes, de modos diferentes de agirem, se comportarem e pregarem coisas diferentes. Contamos com 02 Igrejas Católicas, 03 Igrejas Protestantes e 01 Salão do Reino das Testemunhas e Jeová. A Igreja Católica possui mais fieis que as demais, mas, as protestantes aos poucos estão atraindo a população tendo um aumento significativo de adeptos.
Sendo esta a única escola da sede da rede pública municipal com Ensino Fundamental, apresenta clientela heterogênea, proveniente de famílias de diversas camadas sociais e econômicas da nossa comunidade.
O perfil sócio econômico é bem diversificado, mas a maior parte dos alunos encontra-se inserido na renda mínima, em que mais de 50% dependem de programas sociais (Bolsa Família).
A precária condição econômica da maioria dos pais, o fato de muitos dos alunos ignorarem a relevância do estudo para a vida, a desmotivação, a inconstância nas aulas, estão entre os fatores que tem comprometido a aprendizagem de muitos alunos, o que vem gerando uma grande preocupação no núcleo gestor e no corpo docente, que tem se empenhado em assegurar tanto o ingresso como a permanência e o sucesso do aluno na escola.
A participação dos pais na vida escolar dos filhos ocorre de forma muito superficial. Os mesmos têm negligenciado sua contribuição na educação dos filhos, mantém distância da unidade escolar, atribuindo aos professores a responsabilidade impar do aprendizado dos alunos.
Dos 1280 alunos, 1087 residem na área urbana e 193 na área rural, os quais utilizam transporte escolar.
O corpo discente está representado num total de 1132 alunos, com a faixa etária de 06 a 14 alunos, os quais mostram interesse em prosseguir os estudos numa perspectiva de galgar sua escala acadêmica.
No período noturno, contamos com 148 alunos tendo 27 da zona rural e 121 da zona urbana. Com uma faixa etária diversificada que vai de 15 a 52 anos de idade. A maioria exerce atividades remuneradas e mais de 50% não pretende prosseguir estudando após concluir o ensino fundamental.
A clientela do período diurno é mais ou menos estável não se observando problemas sérios e evasão; ocorrendo, porém, nas séries do período noturno.