segunda-feira, 25 de março de 2013

Projeto escrevendo nossa história





















































              E.E.F MANOEL GONÇALVES DOS SANTOS            ( ANEXO)          

PROJETO DESENVOLVIDO PELA PROFESSORA MISCILENE FERREIRA ARAUJO BASTOS, NAS TURMAS DO 6º ANO A e B, 7º ANO A e B DA RESPECTIVA ESCOLA.






                                SABOEIRO
                                 2013    
                     
                                                                Introdução:
Ao longo dos anos, a sociedade vem passando por transformações significativas, decorrente do avanço tecnológico, fazendo com que o cidadão perda a  identidade própria de uma cidade interiorana, a partir das novas atividades oferecidas pelas tecnologias em forma de entretenimento individual e atraente, principalmente, para os jovens, contribuindo para a formação de uma sociedade individualista e sem identidade cultural.  
            Sabemos que é dever da escola formar cidadãos críticos e participativos no contexto social, o que só será possível através do conhecimento de sua própria história e seu reconhecimento como ser capaz de transformar realidades.
            Diante do exposto podemos afirmar que o projeto: Escrevendo nossa história remete ao conhecimento histórico, social e cultural do povo saboeirense, influenciando de forma direta na valorização0do eu como ser social.
                                                         Problemática:
            Observa-se que o estilo de vida das pessoas mudou nos últimos anos, decorrente do mundo globalizado e tecnológico, e com isso estão esquecendo os costumes, origem e a própria cultura.
            Nesta perspectiva faz- se necessário o entendimento sobre a importância de reconhecermos nossa historia como parte fundamental para o desenvolvimento da criticidade e autonomia de um povo. Portanto é de suma importância respondemos aos seguintes questionamentos:
·         O que é cultura?
·         Qual a importância da cultura na construção da identidade dos saboeirenses?
·         Por que os costumes, crenças, valores são esquecidos com o tempo?
·         Por que resgatar a cultura de Saboeiro?
     

                                                               Justificativa       

            Compreende-se que muitos aspectos culturas têm se perdido no tempo, consequência dos novos entretenimentos oferecidos pela tecnologia em suas diversas formas, sendo necessário fazermos um estudo sobre a história de Saboeiro, assim como, costumes, crenças, relatos de memórias entre outros, para que possam ter plena consciência de que a sua identidade é fruto da história de seu município, dos seus antepassados enfim, do ambiente em que vivem.·.
            Portanto é de suma importância trabalhamos a nossa história através de produções textuais, fazendo com que a mesma torne-se significativa para a formação crítica do individuo em sociedade.

                                                                    Metodologia:
            O presente projeto será realizado através de leitura, pesquisas, contato direto com os moradores de Saboeiro e produção textual.
            A primeira etapa compreenderá os meses de Março e Abril, em que os alunos realizarão pesquisas e terão contato direto com textos de autores saboeirenses, analisando as características através de interpretação oral e escrita.
            A segunda etapa ocorrerá durante os meses de Maio e Junho, neste momento os alunos terão contato direto com os moradores, através de entrevistas sobre descrição de Saboeiro,tanto no passado quanto no presente, brincadeiras e relatos marcantes da vida desses moradores, assim como as lendas e histórias de Trancoso tão características de Saboeiro.
            A terceira etapa será durante os meses de agosto e setembro, pois neste momento os alunos irão produzir seus proprios textos e reescrevê-los.
            A quarta etapa será a culminância do projeto através de confecção de um livro por sala, com os melhores textos escolhidos pelos alunos e apresentação de dramatizações acerca das histórias trabalhadas durante o projeto.
                                                       Objetivo Geral:
Resgatar a cultura saboeirense através de produção textual oral e escrita acerca das histórias contadas pelos moradores, e da visão de mundo dos educandos.

                                                        Objetivos Específicos:
Produzir textos de diferentes gêneros.
Aproximar adultos e crianças através da contação de histórias.
Valorizar a cultura na construção da identidade.


                                                              Cronograma
                                                                   2013


Março
Abril
Maio
Junho
Agosto
Setemb
Out
Nov
Dez
Pesquisas e análises de textos
X
X







Contato com os moradores


X
X





Produção de texto




X
X
 x


Confecção de livro






X
X
X