E.E.F MANOEL GONÇALVES DOS SANTOS ( ANEXO)
PROJETO DESENVOLVIDO
PELA PROFESSORA MISCILENE FERREIRA ARAUJO BASTOS, NAS TURMAS DO 6º ANO A e B,
7º ANO A e B DA RESPECTIVA ESCOLA.
SABOEIRO
2013
Introdução:
Ao longo dos anos, a sociedade vem passando por transformações
significativas, decorrente do avanço tecnológico, fazendo com que o cidadão
perda a identidade própria de uma cidade
interiorana, a partir das novas atividades oferecidas pelas tecnologias em
forma de entretenimento individual e atraente, principalmente, para os jovens,
contribuindo para a formação de uma sociedade individualista e sem identidade
cultural.
Sabemos que é dever da escola formar
cidadãos críticos e participativos no contexto social, o que só será possível
através do conhecimento de sua própria história e seu reconhecimento como ser
capaz de transformar realidades.
Diante do exposto podemos afirmar
que o projeto: Escrevendo nossa história remete ao conhecimento histórico, social
e cultural do povo saboeirense, influenciando de forma direta na valorização0do
eu como ser social.
Problemática:
Observa-se que o estilo de vida das
pessoas mudou nos últimos anos, decorrente do mundo globalizado e tecnológico,
e com isso estão esquecendo os costumes, origem e a própria cultura.
Nesta perspectiva faz- se necessário
o entendimento sobre a importância de reconhecermos nossa historia como parte
fundamental para o desenvolvimento da criticidade e autonomia de um povo.
Portanto é de suma importância respondemos aos seguintes questionamentos:
·
O que é cultura?
·
Qual a
importância da cultura na construção da identidade dos saboeirenses?
·
Por que os
costumes, crenças, valores são esquecidos com o tempo?
·
Por que resgatar
a cultura de Saboeiro?
Justificativa
Compreende-se que muitos aspectos
culturas têm se perdido no tempo, consequência dos novos entretenimentos
oferecidos pela tecnologia em suas diversas formas, sendo necessário fazermos
um estudo sobre a história de Saboeiro, assim como, costumes, crenças, relatos
de memórias entre outros, para que possam ter plena consciência de que a sua
identidade é fruto da história de seu município, dos seus antepassados enfim,
do ambiente em que vivem.·.
Portanto é de suma importância
trabalhamos a nossa história através de produções textuais, fazendo com que a
mesma torne-se significativa para a formação crítica do individuo em sociedade.
Metodologia:
O presente projeto será realizado através
de leitura, pesquisas, contato direto com os moradores de Saboeiro e produção
textual.
A primeira etapa compreenderá os
meses de Março e Abril, em que os alunos realizarão pesquisas e terão contato
direto com textos de autores saboeirenses, analisando as características através
de interpretação oral e escrita.
A segunda etapa ocorrerá durante os
meses de Maio e Junho, neste momento os alunos terão contato direto com os
moradores, através de entrevistas sobre descrição de Saboeiro,tanto no passado
quanto no presente, brincadeiras e relatos marcantes da vida desses moradores,
assim como as lendas e histórias de Trancoso tão características de Saboeiro.
A terceira etapa será durante os
meses de agosto e setembro, pois neste momento os alunos irão produzir seus
proprios textos e reescrevê-los.
A quarta etapa será a culminância do
projeto através de confecção de um livro por sala, com os melhores textos
escolhidos pelos alunos e apresentação de dramatizações acerca das histórias
trabalhadas durante o projeto.
Objetivo Geral:
Resgatar a cultura saboeirense através de produção
textual oral e escrita acerca das histórias contadas pelos moradores, e da
visão de mundo dos educandos.
Objetivos
Específicos:
Produzir
textos de diferentes gêneros.
Aproximar
adultos e crianças através da contação de histórias.
Valorizar
a cultura na construção da identidade.
Cronograma
2013
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Agosto
|
Setemb
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
|
Pesquisas e
análises de textos
|
X
|
X
|
|||||||
Contato com os
moradores
|
X
|
X
|
|||||||
Produção de
texto
|
X
|
X
|
x
|
||||||
Confecção de
livro
|
X
|
X
|
X
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário